sábado, 12 de janeiro de 2013

Falta de Planejamento para novos conjuntos habitacionais em Uberlândia


O Jornal Correio publicou essa notícia. Vejam só, este é o preço pago por se construir um conjunto habitacional em regiões cujo terreno possui uma estabilidade muito pequena. Essa análise deveria ter sido feita adequadamente pelo órgão responsável da prefeitura.

Depois de alerta da Defesa Civil, barranco desaba no bairro Shopping Park

Parte do terreno de uma casa do bairro Shopping Park, na zona sul de Uberlândia, cedeu na madrugada de sexta-feira. A Defesa Civil já havia alertado sobre o risco de desabamento de muros e encostas com a ocorrência de chuva e orientado aos moradores que deixassem as residências caso a situação se agravasse. A população, por sua vez, têm resistência em sair das casas e diz que a escola municipal do bairro, para onde eles deveriam ir emergencialmente, não está preparada para recebê-los.
Na foto está o registro do local onde houve o desabamento antes (a esq) e depois (a dor.)
Segundo Sani Fernandes, moradora da casa onde a terra caiu, era por volta de 1h30 quando ela notou o deslizamento. “Eu ainda não tinha dormido e me assustei muito com o barulho”, disse. O marido dela, Weligton Batista Silva, acionou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, que foram até o local e não detectaram a necessidade de interdição do imóvel. No fim da tarde de sexta, a Defesa Civil voltou à residência do casal e colocou uma lona na encosta para evitar que a terra encharque mais e deslize novamente.
Silva e Sani Fernandes não querem deixar a casa onde moram por receio de que ladrões e invasores entrem no imóvel. Além disso, Silva contou que esteve na escola do bairro antes do deslizamento e que a unidade estava fechada. “Não vi ninguém lá”, afirmou.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberlândia, a escola é o ponto de referência para os moradores que precisarem deixar as casas por conta da chuva, mas é preciso que as pessoas solicitem ao agente patrimonial da unidade que abra as portas. A reportagem do CORREIO de Uberlândia esteve na escola no início da noite de sexta e o vigia que estava no local disse não ter sido informado sobre a necessidade de atender os moradores.
Secretaria diz que equipes estão prontas para agir
A secretária municipal de Qualidade de Vida e coordenadora da Defesa Civil, Flávia Carvalho, disse que as equipes da prefeitura, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão prontas para agir em casos de emergências causadas pela chuva. Segundo ela, a Escola Municipal do Bairro Shopping Park está preparada para receber os moradores, mas a chuva e o deslizamento que ocorreram na noite de quinta-feira e madrugada de ontem não foram preocupantes a ponto de ser necessário solicitar o abrigo. “O Plano de Emergência Pluviométrica indica níveis de alerta que guiam as nossas iniciativas. Já orientamos a população e, se for preciso, a Defesa Civil aciona a secretaria de Defesa Social, de Trânsito e Transportes, o Dmae e as demais secretarias necessárias para atender à demanda”, afirmou.
Ainda Segundo Flávia Carvalho, colchonetes, roupas e alimentos que podem ser usados por desalojados não estão na escola do Shopping Park, mas sim na sede da Defesa Social. “Estamos todos de pronto-atendimento e agiremos rapidamente caso a população daquele bairro precise ir para o abrigo.”

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/depois-de-alerta-da-defesa-civil-sobre-risco-barranco-desaba-no-bairro-shopping-park/

Nenhum comentário:

Postar um comentário